segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

AS HORAS DA BÍBLIA E SEUS BENEFÍCIOS - O DIA

A HORA... O DIA


As Horas que Encontramos na Bíblia Sagrada


Diferente do formato de hora que usamos hoje, o calendário judaico mostra as horas assim:

  • Primeira hora: Inicia-se ao nascer do Sol; ou seja, das 06:00 hs da manhã às 09:00 hs da manhã;
  • Terceira hora: Inicia-se às 09:00 hs da manhã;
  • Sexta hora: Inicia-se ao meio-dia;
  • Nona hora: Inicia-se às 15:00 hs.
Conforme referências bíblicas, as horas são escritas assim:

  • Terceira hora: das 06:00 hs da manhã às 09:00 hs da manhã;
  • Sexta hora: das 09:00 hs da manhã às 12:00 hs;
  • Nona hora: das 12:00 hs às 15:00 hs;
  • Décima-segunda hora: das 15:00 hs às 18:00 hs;
Desde os primórdios, o dia civil é considerado, dum pôr do Sol ao outro; na sua origem, o dia natural designado pelo vocábulo IOM, dividia-se em três partes a saber:

A manhã, o meio dia e a tarde


Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Daniel 6:10

FonteCalendário Judaico - http://www.calendario.cnt.br/cal_judaico01.htm

O QUE REGISTRARAM OS ESCRITORES DO EVANGELHO?
Os escritores do evangelho registraram:

LIVRO MATEUS
“Desde a hora sexta(12 horas) até a hora nona houve trevas sobre a terra."
Cerca da hora nona(15 horas) bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”
Mateus 27:45 - 46

LIVRO MARCOS
“Chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona."

E, à hora nona, bradou Jesus em alta voz: Elói, Elói, lama, sabactani? Que, traduzindo é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”
Marcos 15:33 - 34

LIVRO LUCAS
“Já era quase a hora sexta, houve trevas em toda a terra até a hora nona, pois o sol se escurecera; e rasgou-se ao meio o véu do santuário.
Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.”
Lucas 23: 43 - 45

LIVRO AMÓS
Além deles, encontramos ainda referência no livro de Amós. Lá, o Profeta Amós, muito antes de Jesus nascer, escreveu:

"Naquele dia, diz o Senhor, farei que o sol se ponha ao meio-dia, e cobrirei a terra de trevas em pleno dia.
E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; porei sacos sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.”
Amós 8.9 e 10

O QUE JESUS QUER NOS ENSINAR COM ESTAS HORAS?

Estejam atentos a estes horários. Separem um destes horários para buscar ao Senhor e alcançar as bençãos do Senhor. 
A madrugada é um segredo do Senhor para alcançar as bençãos mais impossíveis.

  • 6:00 - 9:00 : PRIMEIRA HORA

Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. Gênesis 28:18

Despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alvaSalmos 108:2

Ou desde os teus dias deste ordem à madrugada, ou mostraste à alva o seu lugar; Jó 38:12

Assim vos fará Betel por causa da vossa grande malícia; de madrugada o rei de Israel será totalmente destruídoOséias 10:15 9 (NA MADRUGADA O INIMIGO É DESTRUÍDO)

Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do Senhor. Josué 6:12

Eu, porém, Senhor, tenho clamado a ti, e de madrugada te esperará a minha oração. Salmos 88:13

E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes. Josué 6:15

Então Davi de madrugada se levantou, ele e os seus homens, para partirem pela manhã, e voltarem à terra dos filisteus; e os filisteus subiram a Jizreel. 1 Samuel 29:11

E Abraão levantou-se aquela mesma manhã, de madrugada, e foi para aquele lugar onde estivera diante da face do Senhor; Gênesis 19:27

E levantaram-se pela manhã de madrugada, e subiram ao cume do monte, dizendo: Eis-nos aqui, e subiremos ao lugar que o Senhor tem falado; porquanto havemos pecado. Números 14:40
E, levantando-se de madrugada, e saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas, defronte deles, as águas vermelhas como sangue. 2 Reis 3:22
E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela. 1 Samuel 1:19
  • 9:00 - 12:00 : TERCEIRA HORA

E era a hora terceira, e o crucificaram. Marcos 15:25
E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça,
E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.
Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo.

  • 12:00 - 15:00 : SEXTA HORA e 15:00 - 18:00 : HORA NONA

E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nonaAtos 3:1
E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nonaMarcos 15:33
Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo. Mateus 20:5
E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nonaMateus 27:45
E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. Atos 3:1
E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol;Lucas 23:44
Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. Atos 10:3
E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Marcos 15:34
E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nonaAtos 10:30
E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27:46
(próxima postagem - horas da vigília)
Fique com a Paz de Jesus.
FONTE: http://contosbiblicos.com/2012/03/a-hora-sexta-e-a-hora-nona-encontradas-na-biblia-sagrada/

Um comentário: